o que é pré-talk

O que é Pré-Talk? Veja como usar na Hipnose

Hipnotistas vão frequentemente encontrar pessoas que, por mais que queiram ser hipnotizadas, tenham resistências a participar do processo de hipnose. Muitas das vezes a hipnose acaba que não funciona e isso se dá devido a um Pré-Talk mal executado. 

Isso se deve ao fato da hipnose ter sido divulgada de maneira errônea por aqueles que não entendem o que é e como funciona – por exemplo, por charlatanismo.

A forma mais eficaz de contornar isso é realizando um bom protocolo de Pre-Talk! Para isso, acompanhe essas dicas de protocolo de Pre-Talk para hipnose.

O que é Pré-Talk e como realizar? Protocolo de Pré-Talk completo

O Pré-Talk é justamente essa conversa feita antes de iniciar o protocolo de hipnose. O objetivo é mapear e desmitificar os medos e resistências que a pessoa pode ter que não são favoráveis ao processo. Isso auxilia, inclusive, a aumentar a sugestionabilidade das pessoas, pois a fazem confiar mais tanto em você quanto no processo.

A melhor forma de mapear as resistências é perguntando.

Utilize perguntas abertas, pois perguntas fechadas – com respostas de sim ou não – omitem muitas informações importantes para esse mapeamento.

Como iniciar o Pré-Talk

Comece o protocolo de Pré-Talk explicando o que é hipnose. Pergunte o que a pessoa entende por hipnose para compreender o nível de entendimento dela. Isso evita que você fale informações que a pessoa já sabe e economiza tempo.

Hipnose é um estado de foco, de concentração. Quando a hipnose chegou no Japão, eles tiveram (e ainda enfrentam) dificuldade em diferir a hipnose da meditação, sendo que algumas linhas as tomavam como a mesma coisa (Wu, 2018). 

A concentração é algo natural que qualquer ser humano pode acessar, a hipnose apenas potencializa essa atenção.

Ninguém é hipnotizado contra a própria vontade.

LEIA TAMBÉM:  O Que é e Como Funciona a Hipnose?

Para uma hipnose acontecer, o voluntário deve aceitar, não apenas externamente (como por palavras), mas internamente de que deseja participar da experiência.

Inclusive, é por isso que algumas hipnoses não acontecem: o voluntário diz que quer participar, mas permanece com uma atitude mental de resistência.

Como fortalecer o Pré-talk e eliminar a resistência

A imaginação tem uma força poderosa, como você pode lembrar da última sobremesa muito gostosa que você comeu, imaginá-la perfeitamente e, em algum momento, perceber que a salivação na sua boca aumentou.

A hipnose se beneficia do poder imaginativo para potencializar resultados terapêuticos e experiências divertidas.

Um exemplo ótimo a contar é a associação de hipnose a assistir um filme. Por mais que a pessoa entenda que é uma produção cinematográfica, que aquele cachorro não morreu de verdade, ela se emociona e pode chorar assistindo aquela história.

Isso porque nossa mente não é perfeita em distinguir o real do imaginário, e isso também envolve a hipnose – por isso coisas incríveis acontecem, como ver seu ídolo na sua frente.

O segredo de um bom Pré-Talk

O grande poder de fazer coisas incríveis acontecerem em hipnose não é do hipnotista, é da própria pessoa!

O hipnotista apenas conhece os meios para auxiliar a pessoa alcançar o estado de concentração que ela própria tem.

Em uma analogia, o hipnotista é como o GPS dando as direções, mas cabe ao motorista escolher seguir o caminho indicado ou não.

As verdades que todos escondem sobre a Hipnose

Agora, falaremos sobre algumas verdades não ditas por hipnotistas. Primeiramente, costumam falar que ninguém é obrigado a fazer coisas durante a hipnose que não fariam em vigília, como contar segredos ou senhas do banco. Por mais que seja muito difícil, isso pode sim acontecer.

Dependendo da sugestionabilidade da pessoa, o hipnotista pode manipular o contexto das sugestões para que fiquem mais plausíveis de serem aceitas.

Por isso, é importante confiar bastante na pessoa que irá hipnotiza-la, ou ter alguém de confiança como testemunha que não seja hipnotizada.

LEIA TAMBÉM:  Hipnose na Psicologia: Descubra Agora como Funciona!

Então por que os hipnotistas falam isso antes de hipnotizar as pessoas?

Sean Michael Andrews explica que ao agir de forma honrosa hipnotizando uma pessoa, essas coisas realmente não irão acontecer, porque o hipnotista não faltará com ética.

Mostre que a Hipnose é segura

Desse modo, é importante lembrar: a hipnose não é perigosa, mas as pessoas sim!

Assim como você pode ser enganado por um médico ou um advogado com uma conduta ruim, existem pessoas com má-índole em todas as profissões. Por isso, conheça bem cada profissional que te rodeia para evitar frustrações.

Finalmente, algumas pessoas acreditam que podem ficar presas no transe. Não há nenhum registro de qualquer pessoa que tenha não voltado ao estado de vigília após a hipnose.

Seria como dizer que a pessoa não saiu de um estado de concentração profundo. A decisão de sair do transe é poder da pessoa hipnotizada e, eventualmente, há um cansaço por manter um estado de concentração durante muito tempo.

Portanto, o Pré-Talk é a melhor forma de iniciar o protocolo de hipnose e, também, a parte mais importante. Esse é um bom inicio para estabelecer um bom rapport, caso seja uma pessoa desconhecida, e assim ter sucesso na hipnose.

Aprendeu o que é Pré-Talk? Pratique com um amigo e pessoas desconhecidas e compartilhe aqui nos comentários como foi sua experiência! Siga Ton Lucas nas redes sociais para mais conteúdo sobre psicologia e hipnose.

Clique aqui e vá para as redes sociais.


Redator: Iuri Sivinski @iurisivinski

Referencias

Yu-chuan Wu, 2018. The moral power of suggestion: A history of suggestion in Japan, 1900–1930

Sean Michael Andrews, 2017. Street Hypnosis

Ton Lucas

Já ajudei centenas de pessoas em todo o Brasil através da Hipnose. Após várias formações nacionais e internacionais, atuei por anos em Consultórios Odontológicos, como hipnoterapeuta e hipnólogo, realizando trabalho de hipnodontia. Atualmente é Psicólogo, Palestrante, Professor de hipnose e realizo atendimentos particulares de hipnoterapia com pessoas que buscam, na Hipnose Clínica e Terapêutica uma excelência na qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *